Não. O excedente se transforma em créditos em quilowatt-hora para ser utilizado em até 5 anos, conforme a Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Depende. Se você tiver um sistema On-grid que é conectado à rede, você ficará sem energia como nos demais locais. Mas se o seu sistema é Off-grid, ou seja, não está ligado a rede e sim a um sistema com baterias para o armazenamento de energia, ele continuará funcionando normalmente.
O valor dependerá de vários fatores, como o consumo diário e o tamanho do local onde será instalado, a disponibilidade de radiação solar da região e as condições de instalação.
É feito um estudo minucioso, mas, de qualquer forma, esse um investimento que costuma ser pago em poucos anos por conta da grande economia gerada.
Você pode solicitar um orçamento conosco.
O que você pode zerar é o consumo da energia da distribuidora, mas como você permanecerá conectada a ela, a empresa lhe cobrará um valor mínimo chamado de taxa de disponibilidade esse valor varia com o tipo da sua instalação (bifásica, monofásica ou trifásica), além da taxa de iluminação pública, a economia pode chegar até 95% da sua conta.
Sim, com a taxa de iluminação pública, taxa de disponibilidade e também se você tiver um excesso de consumo além do que o sistema está produzindo será cobrada essa diferença.
A energia solar, como outros recursos de energia renovável, tem muitos benefícios ambientais e à saúde. A energia solar reduz as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para as mudanças climáticas, e também resulta em menos poluentes do ar, como dióxido de enxofre e material particulado, que podem causar problemas de saúde.
Não, ele é super silencioso.
Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira crise de energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento no futuro.
O sistema como um todo, se bem cuidado, bem dimensionado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.
Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito). Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.
Sim, porém você não deve pisar ou colocar peso em cima dos painéis para não danificar as células fotovoltaicas e consequentemente atrapalhar a geração de energia do seu sistema.
Sim, os painéis passam por rigorosos testes resistência.
Se você tem dúvidas sobre a manutenção, saiba que ela é muito simples e você mesmo pode fazê-la. Basta limpar os painéis solares quando necessário com água e um pano, geralmente uma ou duas vezes ao ano, ou sempre que a placa ficar muito suja e com poeira.
Os sistemas de energia solar geram sim uma quantidade significativa de energia durante o inverno ou dias sem incidência solar, até mesmo quando os dias são mais curtos e a angulação do sol está diferente. E sabe por qual motivo? Ao contrário do que muitos pensam, os painéis solares usam luz e não calor, para produzir energia. Sendo assim, o clima frio chega a ser algo positivo. Quando a temperatura dos painéis solares está menor, eles são capazes de produzir mais energia renovável, quando chegam a 32°C, por exemplo, o seu rendimento começa a cair, isso porque a temperatura dos painéis solares é em média 20°C mais alta do que a temperatura real do ambiente.
Entre 4 e 9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se paga você terá energia grátis!
Normalmente entre 1 e 2 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência. Mas normalmente é realizada em 2 dias.
É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, nosso time fará isso para você.
Nenhuma, são apenas termos utilizados para descrever o painel solar fotovoltaico. O nome correto que se usa entre os profissionais da área é na verdade módulo fotovoltaico.
De uma forma muito simples, o painel é composto por células fotovoltaicas que ao serem atingidas pela luz do sol liberam eletricidade através de uma reação física.
Sim, com o inversor fotovoltaico conectado à sua Internet. Dessa forma, é possível acompanhar a produção em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.